quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cortar os caracóis

Cortar o cabelo para uma mulher sempre foi, e sempre será uma problemática. Independentemente de o cabelo ser comprido, médio, ou curto, há sempre o medo de não ficar bem.
Eu sou daquelas que adoram o cabelo curto. São práticos, gastam menos produtos (ehehehheheh), são fáceis de pentear, e pessoalmente, acho que evidenciam mais o rosto.
Aqui, em Coimbra, encontrar um cabeleireiro que corte os cabelos encaracolados é uma tarefa difícil. Não que não cortem, mas fazem-no como se tratasse dum cabelo liso. Não os critico, pois a procura é praticamente de raparigas que tenham e/ou queiram cabelos alisados. Na minha caça a um cabeleireiro que ouvisse as minhas dúvidas e, principalmente entendesse os meus caracóis, encontrei uma que sabia cortar na perfeição. Foi a única que sugeriu o corte a seco. Cortei com ela durante 3 anos mas, infelizmente com o fecho do salão perdi o seu contacto. Tive que arranjar uma solução rápida, pois os meus caracóis já estavam compridos, perdendo a definição e sem o meu desejado volume. Encontrei algumas opções de cabeleireiros especializados em cabelos encaracolados mas, todos fora da cidade ou então com um preço fora do meu orçamento.
Surge então a pergunta, porque não cortar em casa?? Facilmente esta ideia foi ganhando asas com o livro "curly girl". Há um capítulo que fala somente sobre como cortar os caracóis. O conselho da Lorraine Massey é: "cortar o cabelo só com profissionais, mas a manutenção das pontas pode ser feita perfeitamente em casa, com os conhecimentos certos." Sabia que sozinha não conseguiria, pois sou muito desajeitada. Por isso, pedi ao meu amigo (que tem muito jeito para coisa) que me ajudasse com a tarefa. Estava decidida em cortar mesmo, e não importei-me com a possibilidade de as coisas correrem para o torto. Qualquer coisa era só cortar à rapaz :p

IMPORTANTE:

  1. Cortar o cabelo a seco.
  2. Os caracóis comportam-se como molas, por isso não estique na hora de cortar. Ao largar, o tamanho pode ser significativamente menor que o desejado.
  3. Jamais corte os seus caracóis com navalha. A navalha faz com que perca a definição nas pontas, dando um aspecto estragado e desgastado. Compre uma tesoura específica para cortar cabelos.
  4. Não escovar o cabelo para cortar. É importante que a definição seja natural para saber exactamente onde cortar.
  5. De preferência cortar no dia em que se lavou o cabelo. Estará mais leve, sem excesso de produtos e mais natural
  6. Tenha consigo: 1 tesoura, 2 espelhos (um para ter a visão à frente e outro para ter uma visão atrás) 
Comecei por cortar as pontas, mecha por mecha, eu fiz caracol por caracol. É preciso ter paciência, avaliar bem as pontas e cortar num lugar certo. Deve-se cortar no final de cada ondulação, como mostram as seguintes imagens




Depois de cortar as pontas, sacudi o meu cabelo verificando se nenhuma ponta tinha ficado por cortar. Imediatamente os caracóis ganharam vida. O aspecto deverá ser como mostra a seguinte imagem.


O tamanho estava óptimo, mas como gosto de curto, resolvi continuar. O meu corte é tipo channel, já o tinha, por isso, foi só mesmo ir diminuindo o comprimento. É preciso ter a noção do formato dos caracóis, do seu caimento, do seu peso, e ir cortando de cima para baixo pois caracóis de baixo é que sustentam e dão volume.
O meu conselho é que façam a manutenção das suas pontas em casa, conforme mostra as figuras acima e as dicas já referidas (poupando um dinheirinho). Se quiser mesmo cortar, aconselhe-se com um cabeleireiro que entenda de caracóis. Ou se prefere arriscar como eu, tenha em mente que o resultado pode não ser positivo. 
As imagens a seguir mostram o meu resultado, pode ser que se sintam inspiradas :D



E vocês meninas? Vão aderir a manutenção dos caracóis em casa?? Ou vão também aderir ao corte??


Mônica

4 comentários:

  1. uau ... ficou mesmo bem cortadinho!! muito giro mesmo!! Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, ficou muito bom.Infelizmente não teria tanta paciência, tenho muito cabelo e olha que o meu esta mesmo a precisar cortei-o em junho de 2011. Precisco urgente de um cabeleireiro que entenda de cachos.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada meninas!
    Para quem gosta de cabelos sempre curtos há que arranjar uma solução bem barata :p

    ResponderEliminar
  4. Olá (: Infelizmente sofro do mesmo mal, também sou de Coimbra e não encontro um sitio onde cortar (bem) o cabelo... A minha cabeleireira corta sempre de mais e os meus cabelos saem de lá menos definidos do que entraram e nunca pago menos de 20 euros, já mudei varias vezes, mas nunca encontro um sitio onde goste realmente do resultado final :c
    Tens muita sorte em conseguir cortar o teu em casa (:
    Beijinhos querida, e se descobrires um sitio onde cortar por favor informa-me, beijinhos*

    ResponderEliminar